domingo, 17 de janeiro de 2016

Resenha #5: Por Que Eu? - Sinélia Peixoto

Share it Please
Hehehe, oie gente, estou aqui de volta com uma resenha do livro da Sinélia, autora parceira aqui do blog, autora VIP (risos) me perdoem por não ter postado com frequência, é que vocês sabem... Férias... Praia... e eu passei esse tempo todo lendo POR QUE EU? Me arrependi? Vem ver a resenha aqui.


Autora: Sinélia Peixoto
Editora: Chiado Editora
Número de páginas: 493
INBS: 9789895128372


















  • Sinópse:
Elizabeth é uma mulher de 28 anos, de Brasília, que decide começar o ano de 2013 de forma diferente. Estagnada? Podemos dizer que sim. Sem perspectiva de mudanças? Também! Ela busca algo melhor para si, por isso vai a Porto Seguro passar o reveillon com as amigas para encerrar uma fase de sua vida e dar início à outra, mais adulta e com muitos desafios. Lá, ela conhece Antônio, uma advogado também de Brasília. Eles curtem juntos e quando voltam a Brasília começam um romance. Elizabeth está se descobrindo. Ela pede demissão de seu emprego e começa se dedicando aos cursinhos para concurso. Antônio já é estável e independente. Quem é ela? Ela se pergunta e comparada a ele, ela se acha um Zé Ninguém. Ela se sente perdida em meio à tudo que tem que aprender e descobrir sozinha. Ela é uma pessoa honesta e sincera consigo mesma; luta para se analisar e se entender sempre; ele quer ajudá-la profissionalmente. Ele quer mais! Ela luta contra ele, tenta não se entregar, luta para ser honesta consigo mesma e aprender mais sobre si mesma sempre. Eles se casam, apesar de Elizabeth colocar empecilhos e juntos têm dois filhos. O primeiro livro desta trilogia é sobre esse primeiro momento, no qual os dois estão se descobrindo, ela buscando se profissionalizar, ele aprendendo com ela a se abrir mais, se conhecer, a filosofar, a analisar sua vida, seus pensamentos e a ser honesto consigo mesmo. Os dois buscando um relacionamento cada dia melhor, aprendendo sobre o casamento e também buscando o que os satisfaça sexualmente. Eles se dedicam muito à vida sexual do casal, aprendem sobre o corpo do outro, sobre os gostos do outro; se conhecem e melhoram juntos, com carinho, dedicação e atenção. É um livro no qual Elizabeth discute muito consigo mesma, tenta entender suas neuroses, tenta se descobrir sexualmente e descobrir como é o casamento, a gravidez, a vida a dois e sua luta por melhoria profissional. Com um final muito triste e cheio de esperanças para o próximo livro.

  • Personagens:
Antônio: Advogado, solteiro, alto, 34 anos, família tradicional de Brasília. Filho de Teodoro e Aparecida.
Beth: Recepcionista, solteirona, baixa, 28 anos, família classe média baixa de Brasília. Filha seu Ítalo e dona Sandra.

  • Resenha:
 Beth mora em Águas Claras - Brasília. É solteira. Todo ano ela faz viagem pra praia com as suas colegas, Beth sempre é taxada de "careta" mais lógico que como brincadeira. No final da viagem, a garota que ficar com menos garotos vai ter que pagar motel pro resto das outras. Beth sempre perde, mais tudo mudo no reveillon de 2013, ela conhece Antônio e podemos dizer que foi tipo "amor à primeira vista". Depois daquela noite eles ainda manterão contato. Eles conhecem também que Antônio é de Brasília. Então depois dali eles namoraram. Beth passou 4 anos sem fazer sexo e sempre tinha pesadelos "torturosos" para ela. Beth é aquele tipo de pessoa que se deixa ser levada por regras. E ao longo do livro ela percebe que não, que ela também tinha que se divertir, se aventurar, deixar de ser tão careta.
 A protagonista está muito cansada do seu emprego. Afinal, feliz faculdade de administração pra isso? Antônio chega na vida dela pra mudar pra melhor a sua rotina, 2013 será um ano diferente para Beth. Beth sai do seu emprego. Orgulhosa, sempre está se saco cheio por causa de que será Antônio que vai pagar tudo. Ela até pensa em vender o carro, afinal ela é independente, é o que a Beth coloca na cabeça sempre.
 Karen e João são amigos de Beth, dois namorados que vivem como se não houvesse o amanhã, eles se amam de uma forma que parece que o amor deles nunca vai acabar, um dia Beth acaba descobrindo que João a traia. Beth ficou em choque, pois aquele era o casal mais apaixonado que já viu, então se o João pôde ter feito isso o Antônio também pode. Beth fica psicótica.
 Beth sempre se surpreendeu com a capacidade de Antônio nunca ficar zangado com ela. Leka, sua melhor amiga, descobre que está grávida (e o nome do menino é Tiago *--* fiquei muito feliz) e o pai é um "vagabundo" que só quer curtir a vida. 
 Um dos maiores defeitos de Antônio é o ciúme com Beth. na metade do livro nós descobrimos que tem uma razão para ele ser ciumento sim. Ele quer logo casar e constituir uma família com Beth. Mais Beth quer tudo de vagar em seu devido tempo. Partir daí você descobre o POR QUE EU? Quer saber de mais? Leia o livro e se divirta.

  • Minha opinião:
Eu estava numa ressaca literária muito forte. POR QUE EU? Pôde me tirar da ressaca. A partir desse livro podemos ver mais ou menos como é ser uma mulher, o que se passa pela cabeça delas. Esse é o primeiro livro desse gênero que eu leio e eu AMEI, com certeza está entro os melhores de 2016, Sinélia escreve de uma forma tão natural que o leitor acaba se envolvendo tanto na história. Se alcançou minhas expectativas? Não, não alcançou. Superou!!!

Parabéns Sinélia, que todos os leitores possam ler seu livro e ter a história história da Beth e do Antônio como inspiração.

Nota: 10

  • Quotes:
"quando você quer realmente algo, o Universo conspira a seu favor"

"Romance. Acho que é isso que está faltando no mundo"

"Só o tempo cura. A gente aprende de novo. Eu aprendi e você também pode"

"É, era isso que eu sentia. Solidão!"

"Eu sei. Mais tudo passa. E tudo fica bem. Se não ficou bem ainda é porque não chegamos no fim ainda, temos tempo até o final!" 

6 comentários:

  1. Eu acho ótimas todas as tuas resenhas!

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o livro, gostei muito da premissa, toda essas voltas que a vida dá... fiquei bem curiosa pela leitura, ótima resenha!

    Adorei o blog! Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  3. Oi Thiago, tudo bem?
    Olha... eu tenho tanta vontade de ler esse livro, espero que seja uma leitura de 2016!
    Adorei a resenha e os quotes!
    Beijão,

    Vinicius
    omeninoeolivro.blogspot.com

    ResponderExcluir

Que tal um comentário?